Inovação,

AGENDA BAHIA 2017: SEMINÁRIO CONEXÕES DISCUTE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO CIMATEC

Programação aberta ao público terá palestras, painéis, oficinas e workshop, dia 27, das 8h às 17h30     Inovação, criatividade e tecnologia são alguns dos temas inseridos na pauta do Seminário Conexões, que acontece dia 27, das 8h às 17h30, na sede do Senai-Cimatec (Av. Orlando Gomes, nº 1.845, Piatã). Serão duas palestras pela manhã e mais […]

26 setembro, 2017
Imprimir
Tamanho da letra

Programação aberta ao público terá palestras, painéis, oficinas e workshop, dia 27, das 8h às 17h30

 

 

Inovação, criatividade e tecnologia são alguns dos temas inseridos na pauta do Seminário Conexões, que acontece dia 27, das 8h às 17h30, na sede do Senai-Cimatec (Av. Orlando Gomes, nº 1.845, Piatã). Serão duas palestras pela manhã e mais cinco atividades na parte da tarde, divididas entre duas oficinas, dois painéis e um workshop. O simpósio é o último evento do ano do Fórum Agenda Bahia, que está com inscrições gratuitas no site www.agendabahiacorreio.com.br/conexoes.

 

Os trabalhos serão abertos às 9h45 por Oscar Motomura, fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key. O especialista em gestão e estratégia ministrará a palestra “Liderança Integrativa e a Viabilização do Impossível”, mostrando de que forma as pessoas podem superar equações de difícil solução e integrar organizações e a própria sociedade a partir do uso criativo da tecnologia.

 

Na sequência, às 10h45, Gino Tubaro, sócio da Atomic Lab, falará sobre o projeto “Empreender para criar 500 super-heróis”. O jovem inventor contará como desenvolveu próteses para pessoas amputadas a partir da tecnologia das impressoras 3D, barateando o custo das peças. Para atender crianças que haviam perdido as mãos, ele criou próteses no formato das de super-heróis.

 

Comentarista da Globo News e colunista do jornal O Globo, Flávia Oliveira volta ao Fórum Agenda Bahia para conduzir os talk showando mais um desafio, Tubaro confere ainda mais dinamicidade ao Fórum ao liderar a oficina “Inovação transformando vidas” ao lado de Adriele Silva, paratriatleta categoria PT3 e única biamputada do Atletismo brasileiro. Os dois contarão como a tecnologia vêm auxiliando na transformação de suas trajetórias através de experimentos e de medalhas e recordes do paraatletismo, respectivamente. O encontro deles com o público começa às 16h.

 

A outra oficina do seminário Conexões será conduzida às 14h pelo especialista em Gestão Integrada de Organizações, Fábio Rocha. A partir do tema “Mindset digital – a mudança de mentalidade das pessoas e das organizações”, o consultor vai demonstrar que, para além da tecnologia, a mentalidade das pessoas e das empresas precisa evoluir e se reconfigurar, inclusive com a reinvenção de competências e o estímulo à inovação nos ambientes colaborativos. Na sequência, o responsável pelo desenvolvimento do programa de atração de investimentos do governo federal dos EUA, SelectUSA, André Leal, apresentará as tendências do mercado dos EUA, a exemplo de como o governo americano auxilia a internacionalização de empresas brasileiras, além de expor cases de sucesso desse investimento.

 

Painéis completam programação

 

Ao longo da tarde, ocorrerão ainda dois painéis. Marcela Sabino, diretora do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e a baiana Cybele Amado, presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) vão comandar o primeiro, com o tema “Novas Conexões”, às 14h. Enquanto Marcela mostrará a nova forma de fazer moda usando sensores, biotecidos e impressão 3D, Cybele abordará o impacto da era da informação no aprendizado das novas gerações, discutindo o conceito de ‘Crianças 5D’ e a relação entre ética, inovação e conhecimento.

 

O outro painel programado para a tarde, “Revolução Blockchain: como essa tecnologia vai mudar os negócios, os governos e as pessoas”, trará às 16h o engenheiro e mestre em administração Carl Amorim em uma apresentação sobre a tecnologia que permite, por meio de criptografia, a agilização de operações complexas de forma segura, pública e sem burocracia. O blockchain possibilita que a tecnologia permita que o cidadão acesse informações em todos os níveis, da procedência dos alimentos vendidos no supermercado à fiscalização das doações para campanhas políticas.

 

Sobre o Cimatec

 

Criado há 15 anos, o Cimatec é reconhecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), como a melhor instituição de ensino superior em Engenharia no Norte/Nordeste. Mas, a importância da entidade vai além de formar mão de obra qualificada. Um dos principais papéis do centro de pesquisas, diz o gerente de Tecnologia e Informação Flávio Marinho, é atender às demandas da indústria por inovação, estabelecendo a ligação entre esse setor e as pesquisas de ponta. Por ano, desenvolve cerca de 50 projetos de pesquisa e a incubadora de base tecnológica apoia 45 startups.

 

“O Cimatec funciona favorecendo um ecossistema de inovação. Os alunos percebem oportunidades durante os cursos, inventores buscam nossos laboratórios, recebemos visitas de investidores de risco captando projetos, empresas chegam para estabelecer parcerias e o processo de aceleração de startups funciona também na validação de ideias”, enumera Flávio. No total, são quase sete mil alunos divididos entre os cursos técnicos e de nível superior, que abrange graduação, especialização, mestrado e doutorado.

 

Agenda Bahia

 

Evento sobre desenvolvimento sustentável mais importante do estado, o Fórum Agenda Bahia acontece anualmente envolvendo grandes empresários e profissionais dedicados a buscar e apresentar soluções para a evolução urbana. Em sua oitava edição, teve início em julho com o Hackathon, desafio criativo que trouxe várias sugestões para melhorar o Centro Histórico de Salvador, continuou em agosto com o seminário Cidades, quando discutiu o futuro da capital baiana e termina dia 27. O simpósio é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Braskem, Coelba e Odebrecht; e apoio da Revita.s com os palestrantes do seminário Conexões. Na série encontros que acontecem após as palestras, a jornalista vai conversar com Motomura e Tubaro individualmente e depois juntos, no painel “Liderança em tempos de mudança”, às 11h40.

 

Atividades da tarde

 

Chamado de “mestre” por muitos empresários, Motomura retoma sua participação no evento à tarde, comandando do workshop “Fusão de megatendências de mudança poderá surpreender?”, às 14h. Com o auxílio de um baralho de tendências do Grupo Amana-Key, ele irá levar os participantes a construção de cenários futuros, a partir da fusão de áreas aparentemente desconectadas mas que, observando bem, tem relação entre si.

 

Encar

 

SERVIÇO:

O quê: Fórum Agenda Bahia 2017/ Seminário Conexões

Quando: 27 de setembro

Onde: Sede do Senai-Cimatec (Av. Orlando Gomes, nº 1.845, Piatã).

Horário: a partir das 8h (credenciamento) às 17h30

Inscrições (gratuitas): Através do site www.agendabahiacorreio.com.br/conexoes.

Compartilhe

Relacionados