Mídia+

Grandes artistas plásticos expõem suas obras em placas de outdoor

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, a Central de Outdoor Seccional Bahia comemora 40 anos de existência, e para homenagear Salvador, cidade em que nasceu no ano 1977, a entidade organizou uma exposição com 20 cartazes, denominada Galeria Outdoor, composta de imagens das obras dos renomados artistas plásticos baianos Guel Silveira, Sérgio Rabinovitz, César Romero e […]

31 agosto, 2017
Imprimir
Tamanho da letra

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, a Central de Outdoor Seccional Bahia comemora 40 anos de existência, e para homenagear Salvador, cidade em que nasceu no ano 1977, a entidade organizou uma exposição com 20 cartazes, denominada Galeria Outdoor, composta de imagens das obras dos renomados artistas plásticos baianos Guel Silveira, Sérgio Rabinovitz, César Romero e Jenner Augusto (in memorian).

 

As placas, que estarão pelas ruas da cidade a partir de hoje levam os traços característicos de cada artista, como a valorização e a pluralidade da cultura baiana, na arte do memorável Jenner Augusto; as formas espontâneas e geométricas da abstração de Guel Silveira; a arte em relevo que destaca a xilogravura de Sérgio Rabinovitz tão aplaudida por Mario Cravo Junior, e a tela de César Romero, cuja arte explora as características da cultura do Nordeste.

 

Sobre os artistas

 

César Romero

César nasceu em 1950 e é natural de Feira de Santana. Autodidata, o artista iniciou-se em artes plásticas em 1967. É pintor, fotógrafo e crítico de arte. Em sua obra ele busca reviver e valorizar a cultura do Nordeste, suas características, tradições e particularidades.

 

Guel Silveira

Filho do artista plástico Jenner Augusto, um dos ícones da arte moderna, Guel Silveira nasceu em Salvador em 1955 e convive desde muito cedo com as tintas e os pincéis que deram vida ao passar dos anos em suas grandes obras de arte. Começou a carreira como gravador, pintor abstrato com experiências em spray, passando pela figuração lírica para depois retomar a abstração, com formas espontâneas e geométricas ao mesmo tempo.

 

Sergio Rabinovitz

Rabinovitz é um dos grandes nomes das artes plásticas brasileira da sua geração. Nasceu em Salvador em 1955 e iniciou sua carreira como autodidata em 1970, com a prática da xilogravura. O artista teve como mentores os pintores Calasans Neto e Mário Cravo Júnior.

 

Jenner Augusto

Jenner foi Pintor, cartazista, ilustrador, desenhista e gravador. Foi um dos ícones da arte moderna na Bahia e em Sergipe. Nasceu em Aracaju, em 1924 e faleceu em março de 2003 em Salvador. Em sua arte, Janner retratou o sertanejo, a seca, a enchente, cenários sergipanos e cenas da pluralidade da Bahia. Além de compor naturezas-mortas como camponeses e meninos de engenhos, retratos de amigos e familiares.

Compartilhe

Relacionados