Turismo

III FÓRUM INTERNACIONAL GESTÃO DE BAÍAS SERÁ REALIZADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (13)

Salvador recebe, na próxima segunda-feira (13), o III Fórum Internacional Gestão de Baías, com o objetivo de debater oportunidades de investimento e soluções na Baía de Todos os Santos – BTS. Reconhecida como a maior baía tropical do mundo, com 1,2 mil km² de extensão, a área de influência econômica da BTS gera 70% do PIB […]

09 novembro, 2017
Imprimir
Tamanho da letra

Salvador recebe, na próxima segunda-feira (13), o III Fórum Internacional Gestão de Baías, com o objetivo de debater oportunidades de investimento e soluções na Baía de Todos os Santos – BTS. Reconhecida como a maior baía tropical do mundo, com 1,2 mil km² de extensão, a área de influência econômica da BTS gera 70% do PIB e 65% do ICMS da Bahia. O evento será realizado na Casa do Comércio e segue com inscrições gratuitas abertas.

 

“O fórum irá debater soluções para estimular o desenvolvimento não só da atividade portuária, mas também a atividade turística, a cadeia produtiva da indústria e os transportes aquaviários”, destaca Fábio Góis, gerente de Marketing e Mídias Digitais do jornal Correio. Para isso, gestores de entidades e do poder público irão se reunir para discutir a gestão de baías, em uma programação que contempla dois painéis durante a tarde do dia 13.

 

As atividades iniciam às 14h com a participação de Eduardo Athayde, diretor do WWI (Worldwatch Institute) no Brasil, seguida da fala do Capitão de Mar e Guerra, Camilo de Lellis Souza, assessor para o Programa de Mentalidade Marítima (PROMAR) e da secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), e de Maria das Dores Marques Banheiro Meira, presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo. Logo depois, os três participam do painel sobre “As baías mais belas do mundo na Amazônia Azul”.

 

A programação segue às 16h com as falas de Claudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, José Alves, secretário de Turismo do Governo da Bahia, e Marcos Lomanto, chefe da Assessoria de Projetos e Parcerias da Embratur. Os três participam em seguida do painel sobre “Investimentos, Infraestrutura e Turismo na Baía de Todos os Santos”, que inicia às 17h.

 

Hoje, entre portos, unidades industriais voltadas para o refino de petróleo e a construção naval, a Baía é rodeada por 18 municípios, que respondem por 33,2% da economia baiana, de acordo com dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Um dos objetivos do Fórum é também a criação da Agência de Gestão da BTS, que irá buscar atrair novos investimentos e administrar as potencialidades existentes na região.

 

Amazônia Azul

Em 2014, em ato solene durante o I Fórum Internacional de Gestão de Baías, a Baía de Todos os Santos foi declarada como sede da Amazônia Azul. A iniciativa é um projeto da Marinha do Brasil, baseada na Convenção Internacional do Direito do Mar, da ONU, para designar uma Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de 4,5 Km2 da costa brasileira. A equivalência de riqueza em comparação com a Amazônia Verde fez com que a Marinha estendesse o conceito para o mar, a fim de definir a mesma importância estratégica de preservação para a costa brasileira.  Hoje, os espaços marítimos brasileiros atingem aproximadamente 3,5 milhões de km².

 

Inscrições

O III Fórum Internacional Gestão de Baías tem entrada gratuita. Para participar, é necessário realizar inscrição através do telefone (71) 3203-1480 ou pelo e-mail viviane.anchieta@redebahia.com.br.

 

O III Fórum Internacional Gestão de Baías é uma realização do Correio Sustentabilidade, que conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, apoio da Odebrecht, Mais Belas Baías do Mundo, Marinha do Brasil, Lide, Associação Comercial da Bahia, Fecomércio-BA e WWI.

 

Programação

14h30 – Painel I: “As baías mais belas do mundo na Amazônia Azul”

– Eduardo Athayde, diretor do WWI (Worldwatch Institute) no Brasil;

– Capitão de Mar e Guerra (RM1) Camilo de Lellis M. F. de Souza, assessor para o Programa de Mentalidade Marítima (PROMAR) e da secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM);

– Maria das Dores Marques Banheiro Meira, presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo.

 

17h – Painel II: “Investimentos, Infraestrutura e Turismo na Baía de Todos os Santos”

– Claudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador;

– José Alves, secretário de Turismo do Governo da Bahia;

– Marcos Lomanto, chefe da Assessoria de Projetos e Parcerias da Embratur

 

Serviço:

O que: III Fórum Internacional Gestão de Baías

Quando: 13 de novembro, às 14h

Onde: Casa do Comércio – Av. Tancredo Neves, 1109 – Caminho das Árvores, Salvador

Inscrições: (71) 3203-1480/ viviane.anchieta@redebahia.com.br

ENTRADA GRATUITA. 

Compartilhe

Relacionados