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Construtoras apostam em tecnologia para reestruturar canais de relacionamento

Construtoras apostam em tecnologia para reestruturar canais de relacionamento

O setor de construção e engenharia vem lutando para conseguir driblar as mudanças na economia do país e as próprias peculiaridades do negócio para se manterem firmes para a entrada do próximo ano. Pesquisas apontam uma retomada do setor no início de 2018, puxada pela expectativa de redução das taxas de juros e a flexibilização […]

05 dezembro, 2017
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O setor de construção e engenharia vem lutando para conseguir driblar as mudanças na economia do país e as próprias peculiaridades do negócio para se manterem firmes para a entrada do próximo ano.

Pesquisas apontam uma retomada do setor no início de 2018, puxada pela expectativa de redução das taxas de juros e a flexibilização dos bancos nos financiamentos.
De olho na possível retomada do setor e tentando se destacar em um mercado tão concorrido, construtoras e incorporadoras começam a apostar na tecnologia como diferencial competitivo. Gerenciar o ciclo de vida, relacionamento e fechamento de negócios por soluções de software tem trazido bons resultados e confirmado a transformação digital de mais um setor.

A Pacaembu Construtora, um dos principais grupos especialistas na construção de empreendimentos habitacionais destinados ao segmento de baixa renda, especialmente aqueles contemplados nas faixas 1,5 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, é um exemplo de transformação digital. Eles estruturaram uma grande mudança no modelo de atendimento e relacionamento da companhia.

A empresa tinha o desejo de melhorar os canais de comunicação com os interessados nos empreendimentos e facilitar os processos com moradores e clientes em fase de contrato. Apesar da necessidade, o grupo não queria iniciar um projeto muito longo e de investimento mais elevado devido às grandes mudanças na economia e no setor de construção. Com apoio da AX4B, uma das principais parceiras da Microsoft no Brasil, eles reformularam a estratégia de relacionamento com o Dynamics Express Real Estate, solução baseada no Dynamics 365, ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente da Microsoft

A partir da implantação de uma solução de CRM (Customer Relationship Management), as empresas podem identificar diversos pontos de melhoria nos canais de atendimento e tomar medidas tecnológicas para transformar essas experiências. Hoje é fundamental que as empresas busquem diferenciais de atendimento para provar ao cliente que de fato entregam mais valor do que as concorrentes de mercado

Com a utilização do Dynamics Express Real Estate, a Pacaembu Construtora passou a ter gestão de todos os chamados e interações de ocorrências, gerenciando filas de atendimento, níveis de serviço e SLAs de resposta, agregando valor à gestão completa de empreendimentos, blocos e unidades.

Após adotar o Dynamics 365 com o formato express da AX4B, a Pacaembu Construtora passou a utilizar novas metodologias de atendimento, realizando a gestão completa e a transformação digital de todo o serviço de atendimento. Hoje é possível gerenciar solicitações de assistência técnica, dúvidas de compra, reclamações e negociações de débitos, com métricas bem definidas e claras para o time interno, além de uma visão 360º dos clientes, diminuindo a necessidade de consulta em diversos sistemas para obter uma informação completa.

O caso da Construtora Pacaembu é só um entre vários exemplos de aplicação da tecnologia como diferencial competitivo. A geração que vivemos é focada em experiências, independente do setor ou produto adquirido. O setor de construção e engenharia aos poucos vai enxergando que esse pode ser um dos caminhos para apoiar a retomada do crescimento, transformando um negócio já tradicional em algo inovador e que atenda as novas necessidades de consumo e relacionamento.

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